Saltar para o conteúdo

Louis-Joseph de Montcalm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis-Joseph de Montcalm-Grozon
Louis-Joseph de Montcalm
Retrato por Antoine-François Sergent-Marceau
Período
a
Dados pessoais
Nome completo Louis-Joseph de Montcalm-Grozon
Assinatura Assinatura de Louis-Joseph de Montcalm
Serviço militar
Lealdade  Reino de França
Anos de serviço 1721–1759
Unidade Exército Real Francês
Conflitos
Vitória de Montcalm com suas tropas em Carillon por Henry Alexander Ogden.
Montcalm no comando de suas tropas sobre as planícies de Abraham.
Aquarela de Charles William Jefferys.
Mausoléu de Montcalm em Notre-Dame-des-Anges

Louis Joseph de Montcalm-Gozon, marquês de Montcalm (28 de fevereiro de 1712, em Gard - 14 de setembro de 1759, em Quebec[1]), foi um soldado francês mais conhecido como comandante das forças na América do Norte durante a Guerra dos Sete Anos (cujo teatro de batalha norte-americano é também referida como a Guerra Franco-Indígena).

Montcalm nasceu perto de Nîmes, na França, em uma família nobre, e entrou para o serviço militar cedo na vida. Ele serviu na Guerra da Sucessão Polonesa e na Guerra da Sucessão Austríaca, onde seu distinto serviço levou à promoção a general de brigada. Em 1756 , o rei Luís XV o enviou à Nova França para liderar sua defesa contra os britânicos na Guerra dos Sete Anos. Montcalm teve sucessos notáveis ​​em 1756, 1757 e 1758, mas a mobilização britânica de grande número de tropas contra a Nova França levou a reveses militares em 1758 e 1759 (quando, em janeiro, foi promovido a tenente-general), culminando com a morte de Montcalm na Batalha das Planícies de Abraão.

O serviço de Montcalm na Nova França foi marcado pelo conflito entre ele e o governador-geral da colônia, Pierre de Rigaud, marquês de Vaudreuil-Cavagnial. Esses homens foram os líderes do esforço de guerra na Nova França durante a Guerra dos Sete Anos.[2][3][4]

Montcalm é uma figura controversa entre os historiadores militares, alguns dos quais criticaram fortemente suas decisões em Quebec.

Referências

  1. Eccles, 2000
  2. Fred Anderson (2006). The war that made America. Internet Archive. [S.l.]: Viking 
  3. https://archive.org/details/montcalmetlvis01casg
  4. Chartrand, René (2000). Ticonderoga 1758: Montcalm's Victory Against All Odds. Oxford: Osprey Publishing. ISBN 1-84176-093-5

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Louis-Joseph de Montcalm